sexta-feira, 26 de junho de 2009

Michael Jackson morre aos 50 anos


Estava eu em casa, a ver o jogo entre o Brasil e a Africa do Sul, para a semi-final da taça das confederações, que está a decorrer na Africa do sul, foi quando vejo um Break news com titulo “Morreu Michael Jackson” de principio eu não acreditei que o Rei da Pop mundial tinha morrido, mas depois foi ver em outros canais e confirma-se a noticia. “O cantor norte-americano Michael Jackson faleceu esta quinta-feira 25, em Los Angeles, vítima de uma paragem cardíaca”.

Confesso que fiquei triste, como se tivesse morrido alguém da minha família. Porque pessoas com estas, não nós passam pela cabeça um dia morrerem, até pode ser patético, mas foi o sentimento do momento. A figura mais marcante da música popular do século XX, assombrada pelos escândalos, desaparece a três semanas de um muito aguardado regresso aos palcos.
Mas fica para memória mundial a vida é um músico, conhecido como cantor, compositor, produtor, realizador, dançarino e instrumentista que começou a carreira aos 5 anos de idade como líder vocal do grupo Jackson 5. Mas foi a Dezembro de 1982, que a historia da musica mudou, com a chegou ao mercado o álbum mais vendido da história da música, ocupando um lugar de destaque no Guinness World Records, com o álbum Thriller que marcou o mundo.

Fala de Thriller, álbum que chegou rapidamente aos tops de todas as rádios. Aliás, três músicas conquistaram o primeiro lugar dos tops. The Girl Is Mine, Beat It e Billie Jean que foi a primeira música de um negro a passar com canal de televisivo MTV.
Para além da excelente qualidade musical, com a produção do Quincy Jones, este álbum foi ainda reconhecido pelos seus videoclips, considerados inovadores para a altura. Nos anos 80, foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Nos anos 90 foi suspeito em casos de abuso sexual de menores. Por isso, interrompeu a carreira em duas ocasiões: em 1993 e em 2003, quando foi indiciado por sete crimes, julgado e considerado inocente pelo júri.

Michael era o sétimo de nove filhos de Joseph e Katherine Jackson. A família inteira – incluindo os irmãos mais velhos, Rebbie, Jackie, Tito, Jermaine, LaToya e Marlon, e os mais novos, Randy e Janet – viveram juntos em uma pequena casa de dois quartos, e o pai sustentava a casa a duras penas trabalhando em uma usina siderúrgica. Por vontade da mãe, mas contra o desejo do pai, as crianças tornaram-se Testemunhas de Jeová e passaram a praticar a evangelização de porta em porta. De acordo com as regras rígidas do pai, as crianças eram mantidas trancadas em casa enquanto ele trabalhava até tarde da noite. Entretanto, as crianças escapavam frequentemente para as casas dos vizinhos, onde cantavam e faziam música. Os irmãos mais velhos mexiam na na guitarra do pai Joseph sem sua permissão enquanto ele estava no trabalho. Até que um dia Joseph Jackson tomou consciência do talento de seus filhos e resolveu ganhar dinheiro com isso, e assim sair de Gary e ir para a Califórnia, para mais tarde serem contratados pela Motown.

Na minha memoria e para arquivo pessoal fica o espectáculo feito em 1992 em Bucareste, considerado o melhor da sua carreira e o CD da comemoração dos 25 anos do Thriller, que vai ser guardado com muita estima, para que os meus filhos possam curtir no futuro, por ser uma figura que influenciou o mundo, não só pelas tuas musica, dança e estilo de estar na vida, mas também pelos seus feitos, com a solidariedade aos povos do mundo. A partir de hoje, o mundo não será o mesmo, morreu Michael Jackson, mas não morreu o rei da pop mundial.

Discografia de álbuns a solo de Michael Jackson
- 1972 - Got to be there, Motown
- 1972 - Ben, Motown
- 1973 - Music & Me, Motown
- 1975 - Forever, Michael, Motown
- 1979 - Off the wall, Epic
- 1982 - Thriller, Epic
- 1987 - Bad, Epic
- 1991 - Dangerous, Epic
- 1995 - HIStory, past, present, future, Epic
- 2001 - Invincible, Epic.

terça-feira, 23 de junho de 2009

SMS, A NOVA “ARMA DE BOLSO”


No meio do no ano passado, fui vítima de uma difamação, (salientar que não fui o único) através de um E-mail que rolou em várias caixas de correio electrónico, com o nome de “bomba”.

Deixou-me chateado por um lado, mas por outro, muito chamou a minha atenção pela forma de comunicar, na qual me fez lembrar um tema do Livro do Mauro Wolf sobre teorias da comunicação, onde, o actor destaca um aspecto sobre comunicação Interpessoal e as suas formas.

É daí, que tive a ideia que aumentar uma das que já existe, isto é, formas de comunicar, sabendo de antemão que as ciências sociais não são exactas, pois, estão em constante desenvolvimento, inserir um novo tipo de comunicação muito eficaz, na minha opinião, e muito utilizada nos dias de hoje, neste caso, fala-vos dos SMS, Sistema de Mensagens Curtas e instantânea dos telefones celulares, em que também podemos aqui incluir os E-mail da Internet na qual já fiz referência.

Mas, o que pretendo mesmo falar, é sobre os SMS E SUA FORÇA (maiúsculas prepositadas), como nova forma de comunicação.

Começo com o seguinte exemplo:
Na Austrália um simples SMS, fez com que a praia australiana de Cronulla, a sul de Sydney entrasse quase num estado de sítio!
Motivo: Uma frase curta, recebida quase instantaneamente por milhares de telemóveis, na qual tratava-se de uma exortação, por parte de um emissário “anónimo” que tivesse mandado, pedindo á população branca que reclamasse o seu direito á praia e a limpasse de lebs (australianos de origem Libanesa)!

O resultado de uma simples frase, enviada por SMS! foi que perto de mil pessoas responderam á chamada e transformaram a pacata praia num campo de batalha, com uma ira inédita contra a comunidade muçulmana local.

Neste caso, o homem, que enviou o primeiro SMS foi apanhado e apanhou três anos de cadeia.

Dando outros exemplo no mundo da força dos SMS, o caso dos motins de França, em Outubro e Novembro de 2005, onde os jovens usavam os SMS para marcar os pontos de encontro de modo a desencadear a desordem bem como, uma forma dos autores dos desacatos se vangloriarem dos seus actos.

Dando outro exemplo, em Portugal foi convocada uma manifestação em frente ao palácio de Belém para remover o Presidente Jorge Sampaio, no memento previsto de indigitar Santana Lopes para primeiro-ministro, na sequência do vazio deixado pela ida de Durão Barroso ä presidência da comissão Europeia.

Na Espanha, pelo menos, foi usada para uma boa causa, fins Informativos. De modo a evitar boatos e desvios de informação, a casa Real espanhola estabeleceu uma lista de telemóveis entre os meios de comunicação para divulgar o nascimento da infanta Leonor a 31 de Outubro do ano passado.

A morte do papa João Paulo II também foi comunicada aos media desta forma, SMS.Por cá na banda (Angola), este sistema também já é usado para assuntos de carácter sociais, como o incentivo a campanha de vacinação(Pólio), agora para o registo eleitoral e de outras formas interactivas, como votar em programas televisivos e radiofónicos, daqui o seu grande impacto social.

Embora que numa primeira fase, só se usava categoricamente para divulgar festas(os SMS na banda, lembro), espectáculos e por vezes, alguns boatos e até mesmo fofocas, o que é normal em sociedade abertas.

Mas a utilização do SMS como forma de protesto não é nova, a simplicidade do sistema, aliada a sua rapidez, tem feito das mensagens escritas, o que muitos já conhecem como «arma de bolso».

O sistema foi criado já em 1982, por um engenheiro Finlandês chamado Matti Makkonen, numa pizzaria de Copenhaga na Dinamarca.

Ficou conhecido pelas iniciais de «short message service» (Serviço de Mensagem Curtas); mas a primeira mensagem, só seria enviada oficialmente a 3 de Dezembro de 1992, quando o britânico Neil Papworth enviou uma singela frase de duas palavras, para desejar festas felizes a um colega.
Hoje, o mesmo sistema leva o caos as ruas e faz cair governos.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Obama mata mosca durante entrevista

Ontem foi manchete em toda midia internacional e nacional, a notícia de uma mosca morta pelo o presidente norte-americano Barack Obama.
A tal acção aconteceu quando, Barack Obama concedia uma entrevista ao canal norte-americano CNBC, e que, de maneira cómica, se livrou do insecto que insistentemente o importunava na conversa sobre as eleições no Irão.
Obama dizia que o resultado das eleições não haveriam de mudar a política dos Estados Unidos em relação àquele país. Mas incomodado com uma mosca que insistia em participar na entrevista que concedia, na Casa Branca, o presidente norte-americano resolveu pôr um fim ao problema com as próprias mãos. O presidente esperou o insecto pousar, levantou a mão e acertou literalmente na mosca elogiando em seguida a própria performance. A equipa de jornalistas não interrompeu a filmagem e Obama não se importou. Inclusive apontou para o insecto abatido na carpete de uma das salas da Casa Branca e perguntou: “Quer filmar isso?”. Está foi a noticia.
Na minha opinião, os assessores do Obama, falharam deixando o referido presidente norte-americano, matar a mosca com a mão. Acto falho foi a ausência de um lenço (ainda que de bolso) para que o presidente norte-americano, pudesse limpar as mãos melhorando ainda mais a sua imagem de simples homem em vez desta pouco higiénica.
E o que irão dizer os defensores dos animais?

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Dika de abertura

Decidi abrir este blog, porque todos dias vejo dikas engraças, e que gostaria de partilhar com outras pessoas. Para alem disse, será uma forma de eu exercitar a minha mente. Então até breve!