segunda-feira, 6 de julho de 2009

Yuri da Cunha arrasa no Coliseu dos Recreios


Depois de alguns dias, sem escrever, cá estou de volta para dar mais uma dica. Sobre o espectáculo do Yuri da Cunha no Coliseu dos recreios em Lisboa, que aconteceu no passado sábado dia 04 de Julho, que tive a possibilidade de assistir. Como é normal nos shows de Angolanos, o espectáculo estava marcado para as 21h e só começou as 22h. Mas antes do Yuri da Cunha subir ao palco, o púbico já pulava ao som do Dj Malvado, que passava alguns hits de Kuduro e outras músicas da terra.

De seguida, viram-se uns vídeos com algumas homenagens, e para abrir, o famoso vídeo do Presidente Drº Agostinho Neto proclamando a independência do país, a anteceder ao do Presidente Engº José Eduardo dos Santos, num dos seus discursos onde abordava o comportamento da juventude. De seguida Teta Lando, Man Ré e por fim Bonga que deixava uma mensagem directa ao Yuri da cunha.

“Angolano segue em frente” de Teta Lando numa grande interpretação, foi o pontapé de saída e foi ilustrado por 3 crianças das 3 raças em referência na música coadjuvados pela dança dos Kilandukilu.

O show seguiu com o Yuri a com um mix entre a música “homem é bom quando tem dinheir” e “makumba” e por aí foi-se desenrolando o show com os sucessos dos seus álbums.
Do que me deu a ver, achei o seguinte:

Duetos


Heavy C – mais leve do que nunca, cantou “ppp” um pouco desafinado (minha opinião), além de cantarem juntos o novo sucesso de Heavy C “vai para tua mãe”.

Nelma Patrícia –voz bonita, interpretou com o Yuri “Patrão”.

Matias Damásio – Descontraído, cantou em “Belina” e ainda “Porque” que contou ainda com a participação de uma cantora Cubana.

Anselmo Ralf – a surpresa da noite, sem deixar de lado o seu estilo cantou com o Yuri o semba “kiene kia tuxinde” numa excelente interpretação, para um músico que canta Warrant B, e sem deixar de “assumir barrulho”pondo as raparigas eufóricas.

Paulo Flores – bastante emocionado, cantou com o Yuri “20 anos” e de seguida outro dueto de sucesso de David Zé “rumba nza tukiné”.

Big Nelo - elegante como sempre, cantaram “karga” provando que também sabe cantar com banda.

Puto Lílas – grande homenagem ao Kuduro da actualidade.

Sebem – A “ejaculação precoce” em pessoa. Fez uma grande entrada com a música “coveiro filipado” com direito a caixão e coveiros em palco, e um show de pirotecnia do homem que sai do cachão. Cantou a “felicidade” e depois disso limitou-se a uma actuação fraca.

Participações

Pedro Nzagi – Foi o apresentador do show e ainda fez uma perninha em “Billie Jean” na homenagem do Yuri ao malogrado Michael Jackson.

Tuneza Teatro – Gilmar e Costa, arrasaram com a figura de Ti Martins, que saem do público, para o palco fazendo todo mundo rir com as suas estigas e dikas.

Calado Show – grande show de dança kizomba com a sua companheira, na música “miúda Lena”.

Ballet Tradicional Kilandukilu – Na abertura do show, fazendo jus a nossa cultura.

Produção


Palco – grande, mas simples e com algumas barras de ledes coloridos, dando um contraste forte com o preto do chão do palco.

Som – simplesmente espectacular.

Luz – a alma do espectáculo.

Indumentaria – o Yuri já nós habituou a grandes trajes. Mas fiquei surpreendido pela positiva, pela harmonia da indumentária, tanto como os músicos da banda e mesmo os bailarinos.

Aliás é um grande deficet nos espectáculos dos músicos angolanos, a qualidade da indumentária, na perspectiva das cores e o tipo que traje que apresentam em palco, deixando muito a desejar.

Para além destes itens, o Yuri ainda homenageou o Bonga, o nosso Carnaval, mas na minha opinião faltou uma música que pudesse homenagear os Palop que estava lá representado, como se sentiu, quando o Yuri foi chamando por cada um desses países.

Concluindo, foi um espectáculo de categoria que foi assistido por certa de 4500 pessoas e em breve, poderão ver em DVD numa produção que em nada tem a haver com algumas produções feitas por nós. Palco apenas para os músicos sem outras pessoas e palco, sendo o palco simplesmente para músicos e artistas e mais nada. Aliás o Yuri com este espectáculo, realizou o sonho de muitos músicos angolanos que é o de actuar no Coliseu dos Recreios.

Alguma biografia


Yuri da Cunha iniciou-se na sua infância, assistindo aos ensaios do conjunto "Os Kwanzas", onde o seu pai, Henrique da Cunha "Riquito", era um exímio guitarrista. Mais tarde em Luanda, no bairro Rocha Pinto, em companhia dos seus primos e irmãos (actualmente ligados à música) foi aperfeiçoando técnicas de voz e interpretação com o professor Manuel Costa "Makanha".
Em 1994, inscreve-se nos concursos de música infantil da Rádio Nacional de Angola (RNA) e destacou-se naqueles concursos com a canção o "Amigo", da autoria do professor "Makanha", tendo vencido o prémio de melhor canção infantil. Daí para a fama foi um curto passo.
Em 1996 seguiu para Lisboa (Portugal), onde gravou o seu primeiro trabalho discográfico intitulado "É tudo Amor", nos estúdios da produtora Valentim de Carvalho. Nesse ano arrebatou o prémio da Rádio Televisão Portuguesa (RTP) para o melhor vídeo clip e de melhor música do ano dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) na Holanda.

O lançamento do seu segundo disco intitulado "Eu", em Janeiro de 2005, permitiu-lhe confirmar o sucesso de temas que o colocaram na ribalta do music hall angolano No disco "Eu", Yuri da Cunha apresenta treze temas em estilos como o semba, rumba e kizomba , cantados em português e kimbundo, dos quais as músicas “Homem é bom”,” Njila”,” Simão”, “Kalundu” e “Está doer” foram grandes sucessos na rádio e discotecas, atingindo vendas muito significativas. “Eu” venceu o “TOP RÁDIO LUANDA 2006” nas categorias de disco do ano, melhor produção discográfica , melhor semba e melhor kizomba 2006 e ficou em segundo lugar no TOP DOS MAIS QUERIDOS realizado pela Rádio Nacional de Angola.

O seu talento e versatilidade, dá-lhe um campo de actuação muito alargado, uma vez que canta com grande propriedade estilos diferentes. "Kuma Kwa Kie", terceiro disco de Yuri da Cunha, comporta 13 músicas, gravadas em Angola, Portugal e França. O álbum contou com a participação inédita do falecido músico folclórico Man-Ré e de Gabriel Tchiema, convidados para interpretar alguns temas.

Na produção, contou com a colaboração de Carlitos Chiemba, Lito Graça, Quintino, Heavy C, Hélio Cruz e Pitchou, e conta com temas na linha melódica do semba, kizomba e kintuene numa grande fusão musical.

“Kuma Kwa Kié “ tornou-se rapidamente no álbum mais vendido em Angola tendo vendido mais de vinte mil cópias vendidas num só dia.

Ganhando cada vez mais maturidade e experiência internacional participou no Festival África Day em Joanesburgo, onde foi considerado um dos melhores momentos do evento tendo merecido honras de capa pelo jornal City Press no dia seguinte.

Em 2009 deslocou-se ao Carnaval da Bahia – Brasil onde teve a oportunidade de partilhar o palco com Daniela Mercury, tendo participado no desfile com um trio eléctrico seu, onde pôde mostrar a força universal do ritmo do Kuduro. O site da Globo.com considerou-o um dos dez melhores de todo o carnaval.

Hoje Yuri da cunha é considerado cantor do mundo com um rebolar da cintura único, que faz delirar gente de todas as idades.

3 comentários:

  1. ola yuri sou tua fa te conheço da apelaçao qundo moraste lá ,sou amiga do kadu..........xauuuuuuuuuuuuu cantas bué, e daças bué

    ResponderEliminar
  2. ola yuri sou tua fa tenho 9 anos e chamo-me ALOMA.CONHEÇO-TE DA APELAÇAO QUNDO MORASTE LÁ,SOU AMIGA DO KADU......TENS ALGUM A FILHA DA MINHA IDADE?QUERO SER AMIGA DELA,MAS EU VIVO EM PORTUGAL MAS PODEMOS FALAR DO MESSENGERB .....DANÇAS BUÉ EU TAMBEM

    ResponderEliminar
  3. ola alvaro preciso falar ctg mano urgente olha procura por mim na sala chat da Radio Famastar o meu nick e FAMA se eu n estiver fala com os moderadores os q tenhem boneco branco

    http://radiofamastar.com

    ResponderEliminar