sexta-feira, 26 de junho de 2009

Michael Jackson morre aos 50 anos


Estava eu em casa, a ver o jogo entre o Brasil e a Africa do Sul, para a semi-final da taça das confederações, que está a decorrer na Africa do sul, foi quando vejo um Break news com titulo “Morreu Michael Jackson” de principio eu não acreditei que o Rei da Pop mundial tinha morrido, mas depois foi ver em outros canais e confirma-se a noticia. “O cantor norte-americano Michael Jackson faleceu esta quinta-feira 25, em Los Angeles, vítima de uma paragem cardíaca”.

Confesso que fiquei triste, como se tivesse morrido alguém da minha família. Porque pessoas com estas, não nós passam pela cabeça um dia morrerem, até pode ser patético, mas foi o sentimento do momento. A figura mais marcante da música popular do século XX, assombrada pelos escândalos, desaparece a três semanas de um muito aguardado regresso aos palcos.
Mas fica para memória mundial a vida é um músico, conhecido como cantor, compositor, produtor, realizador, dançarino e instrumentista que começou a carreira aos 5 anos de idade como líder vocal do grupo Jackson 5. Mas foi a Dezembro de 1982, que a historia da musica mudou, com a chegou ao mercado o álbum mais vendido da história da música, ocupando um lugar de destaque no Guinness World Records, com o álbum Thriller que marcou o mundo.

Fala de Thriller, álbum que chegou rapidamente aos tops de todas as rádios. Aliás, três músicas conquistaram o primeiro lugar dos tops. The Girl Is Mine, Beat It e Billie Jean que foi a primeira música de um negro a passar com canal de televisivo MTV.
Para além da excelente qualidade musical, com a produção do Quincy Jones, este álbum foi ainda reconhecido pelos seus videoclips, considerados inovadores para a altura. Nos anos 80, foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Nos anos 90 foi suspeito em casos de abuso sexual de menores. Por isso, interrompeu a carreira em duas ocasiões: em 1993 e em 2003, quando foi indiciado por sete crimes, julgado e considerado inocente pelo júri.

Michael era o sétimo de nove filhos de Joseph e Katherine Jackson. A família inteira – incluindo os irmãos mais velhos, Rebbie, Jackie, Tito, Jermaine, LaToya e Marlon, e os mais novos, Randy e Janet – viveram juntos em uma pequena casa de dois quartos, e o pai sustentava a casa a duras penas trabalhando em uma usina siderúrgica. Por vontade da mãe, mas contra o desejo do pai, as crianças tornaram-se Testemunhas de Jeová e passaram a praticar a evangelização de porta em porta. De acordo com as regras rígidas do pai, as crianças eram mantidas trancadas em casa enquanto ele trabalhava até tarde da noite. Entretanto, as crianças escapavam frequentemente para as casas dos vizinhos, onde cantavam e faziam música. Os irmãos mais velhos mexiam na na guitarra do pai Joseph sem sua permissão enquanto ele estava no trabalho. Até que um dia Joseph Jackson tomou consciência do talento de seus filhos e resolveu ganhar dinheiro com isso, e assim sair de Gary e ir para a Califórnia, para mais tarde serem contratados pela Motown.

Na minha memoria e para arquivo pessoal fica o espectáculo feito em 1992 em Bucareste, considerado o melhor da sua carreira e o CD da comemoração dos 25 anos do Thriller, que vai ser guardado com muita estima, para que os meus filhos possam curtir no futuro, por ser uma figura que influenciou o mundo, não só pelas tuas musica, dança e estilo de estar na vida, mas também pelos seus feitos, com a solidariedade aos povos do mundo. A partir de hoje, o mundo não será o mesmo, morreu Michael Jackson, mas não morreu o rei da pop mundial.

Discografia de álbuns a solo de Michael Jackson
- 1972 - Got to be there, Motown
- 1972 - Ben, Motown
- 1973 - Music & Me, Motown
- 1975 - Forever, Michael, Motown
- 1979 - Off the wall, Epic
- 1982 - Thriller, Epic
- 1987 - Bad, Epic
- 1991 - Dangerous, Epic
- 1995 - HIStory, past, present, future, Epic
- 2001 - Invincible, Epic.

Sem comentários:

Enviar um comentário